camiseta-canguru-5-200x300Colocar o bêbe dentro de uma camiseta-canguru desde os primeiros minutos, para não dizer segundos, em contato pele-à-pele com a mãe. Por quanto tempo? Por alguns dias ou semanas em função da necessidade do bebê (às vezes um pré-maturo necessitara meses). O pai, evidentemente, é bem vindo à participar ou outra pessoa se for necessário, pois este método é interessante justamente pela permanência integral do bebê em contato com a pele. O contato com a pele da mãe sempre será de maior benefício ao bebê.

Vantagens: regula a temperatura, a respiração, melhora a oxigenação sanguinea, estabiliza os batimentos cardíacos, acalma e bebê pode utilizar sua energia para crescer.  O desenvolvimento global do bebê é favorecido através deste método e o afeto mãe-bebê é privilegiado. O método mãe canguru foi primeiramente utilizado com sucesso nos bebês pré-maturos  e  em seguida foi aplicado ao bebê nascido a termo. Que para seus primeiros dias de vida também serão de grande utilidade e porque não  necessidade.  Bebê se sente na continuidade do seu próprio desenvolvimento ( no seu próprio caminho), o que eu quero dizer é que bebê ao invés de ir para uma cama horizontal e “fria”, longe da mãe, ele terá o contato caloroso e seguro da pele-à-pele com a mãe, e terá uma posição naturalmente arredonda (posiçao fisiológica) e/ou favorecida pela camiseta canguru caso o bebê não se “enrole” sozinho, mas a maioria dos bebês se enrolam naturalmente.

As maternidades que usam este método oferecem as camisetas e às vezes emprestam para levar para casa .  O método nasceu na America do Sul ( precursor pediatra Edgar Rey Sanabria  em Bogota no ano de 1978) em maternidades sem recursos, por falta de incubadores foram buscar calor perto da mãe (uau na mãe da criança?! na progenitora!? até que enfim … voltamos as origens.). Logo perceberem que bebês cangurus se portavam bem e rapidamente pegavam peso. A mortalidade era menor nos bebês cangurus que nos bebês em incubadoras de outros lugares. Hoje este método se espanhou  e é reconhecido mundialmente.

http://www.metodomaecanguru.org.br/

http://www.portersonbebe.com/la-methode-kangourou/ (francês)

http://www.minilou.fr/

Comentários resgatados

    1. Adorei teu site! Eu tb sou uma carregadora, adoro. Nos primeiros meses do meu filho praticamente nao usava carrinho. Minha ultima aquisiçao foi um casaco para quem slinga, comprei pela internet, veio dai da França.
      Parabéns pelo blog, mt lindo!

    1. Carine
      16/01/2011 

      @Dani obrigada, é sempre um prazer encontrar carregadoras! Realmente aqui temos muitas lojas de maternidade que vendem casacos para carregadoras e geralmente encontramos casacos lindos. Abraços.

  1. Jordana
    11/04/2011 

    A natureza é impressionante. Achamos que o melhor é desenvolver incubadoras, para cuidar de bebês prematuros e com baixo peso. Depois descobrimos que o melhor era o mais simples. O bebê, perto da mãe, bem juntinho ao calor da sua “incubadora natural”. O método mãe canguru é a melhor opção para bebês que nascem antes da hora, pois necessitam de cuidados especiais. E nada melhor que o calor da própria mãe.
    Até para bebês nascidos em tempo normal é uma excelente alternativa para as primeiras semanas de vida.

    Quero compartilhar uma dica para as mamães, que vai ajudar a encontrar apoio para desenvolver este contato com seu bebê.

    http://bit.ly/aOew80