HORA DE DIZER NÃO !!! O que NÃO deveria se fazer NO SLING/WRAP e nos carregadores em geral:

  • Carregar bebê frouxo. A sensação de insegurança , bebê não mantido com firmeza, pode causar choros, cólicas, medo, desenvolvimento geral do bebê afetado…
  • Sem ajuste na nuca, cabeça do bebê deve ser mantida pelo pelo, senão não é um carregador e sim um apoiador de braços. A nuca é a que segura a cabeça , a cabeça e a parte mais pesado do bebê, precisa manter o arredondamento da coluna para bem manter a caneça no lugar.
  • Com os joelhos pendurados. O desenvolvimento optimizado da cabeça do fêmur acontece com joelhos erguidos na altura do umbigo
  • Com os pés para dentro do porta-bebê. As articulações do tornozelo devem se desenvolver livres e sem pressão.
  • Bebê pendurado pelas genitais (:
  • Face ao mundo, mesmo de buda. Estímulos excessivos, o cérebro do bebê fica agitado e bebê até pede por mais, tipo o vicio do açúcar sabe?! Claro, também  má postura!
  • Bebê deitado! O canal respiratório é tão curto que bebê não tem nem pescoço quando nasce e agora imagina dobrar a mangueira do ar que alimenta o bebê!!!
O bebê precisa ser contido e seguro, aconchegado!

Cadê o apoio na nuca? Cadê os joelhos apoiados? Não! assim não!

O bebê precisa se sentir seguro. Você já segurou o bebê com a mão frouxa? Você já tentou ficar no lugar do bebê ali pendurado pelas genitais?!

O bebê precisa se sentir seguro. Você já segurou o bebê com a mão frouxa? Você já tentou ficar no lugar do bebê ali pendurado pelas genitais?!

Recomendação do Instituto Internacional de Displasia e das escolas de babywearing: alemãs, francesas, espanholas, etc.
Ergonomia é bem estar e cuidado, siga o instinto do bebê.
Inventar moda no sling/wrap é para os tecidos coloridos e diversos e não para embrulhar ou pendurar bebê de qualquer jeito.

Isso pode ser perigoso para o bebê! O bebê "não tem pescoço", o canal respiratório é curto e pode fechar.

Isso pode ser perigoso para o bebê! O bebê “não tem pescoço”, o canal respiratório é curto e pode fechar.

 

CARREGAR COM CONSCIÊNCIA, entender  o CORPO DO BEBE, deixá-lo se agarrar, se arredondar, se aninhar com segurança e respeito.

 

RecomendaçãoInstitutoInternacionalDeDisplasia

RecomendaçãoInstitutoInternacionalDeDisplasia

Bacia encaixada, joelhos alinhados ao umbigo, coluna arredondada.

 

Siga o instinto do bebê.

Siga o instinto do bebê.

 

 

 

 

Pano/Capulana

Pano/Capulana

 

 

 

 

 

 

O bebê é frágil, imaturo, ele se ajusta a qualquer manipulação que você faz, e então onde você colocar bebê se instala, mas será mesmo que o bebê pode ficar em qualquer postura? A ossatura, ligamentos, musculatura do bebê , assim como tudo no corpo do bebê é frágil e precisa de cuidado. Carregar em um pano, não é de qualquer jeito, é com jeito de quem sabe seguir as necessidades do bebê, olhem bem as africanas, sempre carregam na postura correta. Aqui no ocidente, lugar onde se inventa de tudo e mais um pouco!!! Bom, era isso o bebê precisa de firmeza e cuidado  para bem se desenvolver no corpo/mente /espirito.

Amarração Lado Ajustável

Amarração Lado Ajustável

 

 

Coluna Arredondada

Coluna Arredondada

  • Posição fisiológica veja aqui.
  • Tecidos firmes e confortáveis, tipo sarja cruzada, jacquard, diamante, espinha de peixe, coton, tela em tear.
  • Respeito, saiba como melhorar a ergonomia aqui.
  • Porta-bebê ergonômico, sling, wrap, meitai, mochila.
  • Assessoria de qualidade e com embasamento, procure saber se a orientadora indica algumas destas posturas que não pode! Atenção existem fisioterapeutas que indicam o “penduru”, é tem pediatra que não tem a minima noção do que é um bom carregador de pano!!!
  • Segurança para bebê, carregar com consciência e empatia, bebê se ajusta a qualquer posição, por isso não podemos fazer qualquer coisa com um ser tão imaturo (maturação do bebê acontece em torno de 1 ano de idade, e a maturação óssea aos 21 anos) Atenção bebê é frágil por dentro.

Fontes: http://mamaedoula.blogspot.com.br/2013/05/usos-errados-prejudiciais-e-perigosos.html

http://hipdysplasia.org/

http://www.allaitement-informations.org/CommentPorterSonBebe.html
http://www.clinicadoquadril.com.br/doencas/lux_congenita.htm

Carine Panthet, mãe e assessora babywearing há 10 anos! Siga-nos no facebook, a informação continua por lá também! https://www.facebook.com/carregonopano e mais informações aqui http://www.jenipano.com.br/