Música

Bebê adora escutar música, e de qualidade !  A música clássica é a mais recomendável de todas para seus ouvidos, por exemplo Mozart, Bach, Brahms fazem vibrar e “abrir” o sentido auditivo do bebê (dos adultos tb:)). Os sons eletrônicos e percuções fortes assustam bebê e podem até atrapalhar o desenvolvimento sadio da sua audição.

DançaDansando com o boneco

Dançar uma música suave carregando seu bebê nos braços ou em um porta-bebê, não somente é muuuito agradável mas também traz sentimento de alegria, leveza, complicidade e relaxamento para o bebê e para a mamãe. Em quase todas as culturas as mães dançam e swingam com seus bebês dentro de casa.

Com carregador de bebê

Para quem procura sociabilidade e  quer compartilhar a dança com bebês, existem grupos de dança que se especializam em danças maternas . O objetivo é praticar aulas de dança com o bebê no carregador (sling ou pano) em lugares especializados, ajudando as mães à retornarem para a vida social mais rapidamente, trocando experiências e ainda por cima fazendo atividade física ! Para o bebê sera a ocasião de descobrir novos sons e ter contato intenso com sua mamãe.

Descubra no Brasil www.dancamaterna.com.br  e no Portugalhttp://dancasparabebes.blogspot.com/

Dicas para bem dançar com seu bebê no carregador:

  • Amarrar o sling ou o pano bem apertadinho, respeitando os princípios de cada carregador.
  • Cobrir toda a coluna e até acima cabeça para os bebês pequenos, nunca deixe bebê solto no carregador!!!
  • Prefira praticar com bebês acima de 3 meses.
  • Respeite a posição fisiológica.
  • A música deve ser audível para um bebê. Ex. que dê ao mesmo tempo para dialogar normalmente com um outro adulto.
  • O ritmo ou o swingue é em função da idade do bebê e de cada bebê. Nem todos os bebês gostam de swingar.
  • Depois das refeições, aguarde meia hora antes de dançar.
  • Não dance com o bebê com soninho, sono é mais importante que dançar. Neste caso prefira uma caminhada para bebê dormir no carregador, mesmo para o sono, com instalação sempre”apertada” mas confortável.
  • Observe as reações do bebê durante a dança e após, ele vai te dizer se, por exemplo, se o deixou extremamente cansado ou elétrico demais, etc. e tire você mesma a conclusão.