Massagens, quem não quer uma? é BOM demais!!!

107b-e1298577214106-96x150Na cultura ocidental modernizada quase sempre os estímulos cutâneos são deixados de lado, mesmo porque na nossa cultura as massagens e o contato físico ainda é muito recente. Felizmente as coisas estão mudando, e muitos são os que se deixam tentar por massagens terapeuticas ou relaxantes. As massagens são um sucesso no periodo da maternidade, mães buscam “zenitude”, contato proximal, terapia alternativa para melhor sentir a gravidez, no sentido de melhor vive-la e criar simbiose e relaxamento com o bebê.

  • Na gravidez as massagens são sempre bem vindas para relaxar, estimular a circulação, afirmar a pele, tomar consciência do corpo, repor energia, se fazer prazer. Existem várias técnicas, então prefiro não falar sobre, fica a critério de cada um(a) a escolha do tipo de massagem. Só tenho que insistir no fato de que quando se esta grávida, nem todos os métodos são apropriados, verificar antes com um profissional esta parte.
  • No parto a massagem é  útil e eficaz : massagear as costas e principalmento em cima do osso sacro em movimentos circulares (sentido horário) é um meio excelente de acalmar as contrações e a “dor”. Pessoalmente vivi esta experiência e estou super satisfeita do resultado. Meu marido me massageou durante duas horas (mais ou menos, não olhei para o relógio nesta hora rsrsrs) e foi com certeza um parto “orgásmico”. Recomendo à todas esta massagem.
  • O bebê pode ser massageado desde os primeiros dias, sempre com óleo neutro, ex: de oliva, de amêndoa . Exemplo de massagem para bebezinho:  suavemente faça movimentos circulares e tambémde cima para baixo tanto na frente como nas costas, nos braços e nas pernas deslize sua mão devagarzinho e com um pouco de firmeza. Massageie progredindo, por alguns minutos nas primeiras vezes e aumente o tempo de massagem em função do crescimento do bebê. Escolha um momento tranqüilo, antes do banho por exemplo. Depois de uma refeição aguarde no minimo 1 hora. Se concentre no seu bebê e olhe em seus olhos quando o massagear. Ele vai adorar este momento e vocês criarão um elo forte com certeza. Papai, avós e pessoas próximas são bem vindas para fazer as massagens, só irão aumentar este prazeroso contato.
  • A minha maior dica, na verdade, é que você siga seu instinto e faça deste momento um momento único.massagem

” Os bebês precisam de leite, sim. Mas, mais ainda de ser amados, e de receber carinhos”. Frédérick Leboyer

Sobre shantala:

depoimento de uma naturopata

http://naturoterapeuta.blogspot.com/2011/02/shantala-arte-de-massagear-bebes.html 

depoimento de uma mae

http://avidadagravida.blogspot.com/2011/02/banho-de-ar-amor-e-muita-shantala.html#links

Comentários resgatados

    1. Confesso que o filhotinho ADORA abracos e massagens, ele fica calminho e sorridente, ultimamente ele estava com as bochechas ressecadas e eu tinha que passar creme umas tres vezes por dia, eu o colocava no trocador e dizia vamos fazer “facials”, e ai colocava o creme na pontinha dos dedos e com movimentos circulares passava no rostinho dele dizendo “facials, facial, pokbunny got facials” hahaha
      E pra acalmar o meu leaozinho bravo, nada melhor que um abraco! =)

      Beijocas

    1. Carine
      Amei o post e grata por compartilhar a minha experiência aqui no teu espaço. P/ mim é uma honra, gosto muito daqui e sou super a favor do ‘carrego no pano’! É vital, ne! Show a tua iniciativa de compartilhar todas essas coisas legais p/ nós mamíferas e nossos filhotes! Um beijo grande no coração e na alma
      Joice

    1. Carine
      26/02/2011 

      Ingrid, pokbunny it’s so sweet. obrigada pelo comentario, fico feliz que veio me visitar, beijos:)

    1. Carine
      26/02/2011 

      Joice, que carinho vc! para mim tb é uma honra ter mães antenadas compartilhando experiencias aqui e fico feliz que veio me ver. obrigada pelo carinho, beijao

    1. Vim agredecer ao comentário e fiquei encatada com seu espaço! Passei o olho em vários posts e garanto que voltarei aqui mais vezes. Já te linkei lá no blog, pq não quero perder as atualizações e não vi o botão de seguidor. Sou suspeita para falar – vide nome do blog: acho colo fundamental!

    1. Carine
      01/03/2011 

      Que bom que vc gostou, eu que agradeço, beijao

  1. Olá, Carine!

    Adorei seu site, muito bom!!!!
    Carrego meu bb no wrap sling, massageio todos os dias e ele se desenvolve melhor a cada dia, feliz da vida!

    bjs