Photos_juin2007-054-e1295292903490-101x150

Hoje já temos provas científicas suficientes que o contato físico com o bebê até os seis anos de idade é fundamentalmente importante para seu desenvolvimento, se este é de qualidade e vivido com respeito, amor e calma.

Muitas comparações foram feitas, analisadas e estudas em diversas culturas pelo mundo a fora para que hoje possamos dar repostas às nossas perguntas infinitas sobre como cuidar do bebê da melhor forma possível dentro dos nossos limites culturais . Isto não era possível à séculos atrás. Ter provas. Antes do homem “escutar” outros homens, eles seguiam suas próprias intuições e também as do bebê. Assim como fazem ainda tribos primitivas, escutam suas próprias intuições sem dever dar satisfação à leis e regras sociais.

Hoje, precisamos ter cautela com “escutar outros homens” e aceitar rapidamente teorias científicas, tudo é relativo se eu posso dizer de passagem. Nem sempre os conselhos dos antigos é bom, mas as vezes é muito bom! Nem sempre os cientistas estão certos, mas ajudam muito e nos fazem refletir. Os médicos (alopáticos, homeopáticos, naturopatas…) são imprescindíveis nos tempos atuais, mas nem em todo o caso necessários.

Mães e pais, parem de se culpabilizar! Estamos todos vivendo paradoxos e antagonismos relacionais e sociais. Nós estamos em “transformação” interior e exterior em relação ao núcleo familiar/relacional. Tenho certeza de que estamos fazendo o melhor de si para que nossas crianças sejam equilibradas e responsáveis.

Sem querer julgar os antepassados e apedrejar suas teorias, precisamos ter em mãos coragem de mudar o presente e viver em consciência com nossas crianças.

Carinho, sorrisos, abraços e beijos nunca será demais. Carinho, sorrisos, abraços e beijos são o que mais nossas crianças sabem fazer, não é mesmo! E que me diga aqui quem, hoje, não acha isto a melhor coisa que podemos ter nesta terra!!!

contato

 

 

 

 

 

 

 

Se o embalo é suave e moderadamente ritmado é recomendado sem contra-indicações e sem limite de tempo.

As mães e pais terão muito mais prazer e confiança em suas capacidades se embalarem suas crianças. O estímulo é recíproco.  O bem estar se instala no lar, solidifica a familía e cria laços eternos.

As principais vantagens de embalar bebê nos braços ou no porta-bebê de pano:

  • Favorisa o sono.
  • Acalma e traz segurança.
  • Favoriza o desenvolvimento do sistema vestibular (equilíbrio).
  • Favoriza a sensação e a percepção no espaço.
  • Permite a continuidade da vida intra-uterina à vida extra-uterina.
  • Bebê se sente amado, mais contato mais ocitocine.
  • A ocitonice (hormônio do amor) é produzida através do contato, e isto serve para todos nós não somente para os bebês/mães.
  • Junto com uma canção de minar, os sentidos são ainda mais estimulados.
  • O contato visual com a mãe aumenta. Confiança.

 

As fontes já forão citadas nos posts anteriores.

Abraços!