A técnica de enrolar ou enfaixar bebê na manta é conhecida por nossas mães e avós. Eu mesma fui enrolada no cueiro por minha mãe, e foi ela que me ensinou enrolar meus filhos. A minha experiência durante os primeiros dias de vida do meu primeiro bebê, foi meio estressante, ver bebê chorando no meio da noite com a barriga cheia e a fralda seca?!! Por minha sorte estava com minha mãe por estes dias, ela me aconselhou enrolar bebê à noite. Na hora achei estranho e meio apertado para o bebê, parecia uma múmia. Portanto, foi como um passe de mágica, o bebê instantaneamente parou de se acordar e de se arranhar o rostinho também. Acho que as arranhadas vinham do Reflexo de Moro* .

Uma forma natural e prática de enrolar bebê é de colocá-lo no pano porta-bebê. Respeitando, claro, sua fisiologia.

No ocidente, nos anos 70 muitas mulheres pararam de enrolar os bebês e quase não se foi mais utilizado esta prática até então. Alguns médicos pediatras como Dr Harvey Karp incentivam novamente as mães a usarem a técnica. Ele fez muitos trabalhos e escreveu livros ( exemplo The happiest baby on the block).

O bebê passou nove meses em um lugar restrito, protegido pela parede do útero, de repente sua vida muda de 360 graus e isto não podemos negligenciar. Para que esta mudança de ambiente não seja traumática e seja mais tranquila enrolar, bebê no pano é a solução. Se enrolarmos bebê em um pano desde os seus primeiros dias de vida, bebê se sentira protegido, no quentinho e em confiança.

As vantagens de enrolar um bebê de 0 à 3 meses:

  • Tranquiliza o bebê, traz sentimento de segurança.
  • Ele chora menos, quase não chora.
  • Evita o Reflexo de Moro*.
  • Bebê dorme mais e profundamente.
  • Enrolar bebê no fim do dia impede que bebê se sinta angustiado (medo do crepúsculo).

Você pode utilizar em função da temperatura ambiente o pano que for mais conveniente, mais quentinha para o inverno e mais fresquinha para o verão. Um pano quadrado geralmente é o mais adaptado para enrolar bebê. Se você não tiver um cueiro ou uma manta quadrada, um lençol ou uma toalha de criança é um excelente meio para substituir a manta. E claro se um pano carregador de bebê estiver em mãos também esta valendo.

Veja o vídeo em inglês do Dr Karp. Como enrolar bebê na manta. As imagens falam delas mesmas.

 

Em inglês enrolar bebê = swaddling baby

 

* Reflexo de Moro, dito reflexo de defesa, é um dos reflexos arcaicos. Presente no bebê de 0 à 3 meses, este reflexo é uma resposta à um barulho forte ou quando o bebê se sente caindo. Bebê se sente com medo, levanta os braços, estica as pernas e chora. A primeira vez que foi descoberto e descrito pela primeira vez pelo pediatra Ernest Moro.

Este reflexo pode ser explicado pelo fato de que nossos ancestrais tinham pêlos, onde os bebês se agarravam para não cair para tras quando a mãe precisava ter a mão livre. ( fonte wikipedia francês)

 

Comentários resgatados

    1. Alessandra Mosquera
      05/07/2011 

      Quando o Izan nasceu, ele sempre estava envolvido numa manta, apesar que nunca o enrolamos exatamente como se deve, mas ele gostava muito e o coitadinho tinha um reflexo de Moro fortíssimo. Ajudou muito o fular também

    1. Elsa
      05/07/2011 

      Ola Carine, para enrolar bebê também podemos utilizar uma toalha de banho com capuz. Os bebês gostam de ficar com a cabeça quentinha e envolvida.
      Gostei muito do video do Dr Karp, e achei incrivel a maneira com que ele faz shiiiiiiiit na orelha do bebê!!!
      Parabéns pelo site, é lindo e cheio de informações!
      Abraços

    1. Carine
      05/07/2011 

      Oi Ale, eu também não enrolei exatamente como no video, enrolei meus bebês da minha maneira ( ops da maneira minha mamis) e o resultado foi excelente, acho que isto é o mais importante. Seguir nossas intuições! E como nos carregamos nossos bebês em porta-bebês de pano eles tiveram com certeza suas doses de contato e calor.

      Alias aproveito para dizer, para todas, que o mais importante SEMPRE é seguir sua intuição. O coração nunca erra…

      beijos e obrigada pela visita :), é sempre um prazer ter mamaes antenadas e curiosas por perto!

    1. Carine
      05/07/2011 

      Elsa, sim verdade a toalha com capuz é um excelente meio de enrolar bebê. Obrigada por lembrar, eu acabei não precisando no texto que toalha com capuz também é uma boa. Valeu :)! Minha mãe me fabricou toalhas de balho com tecido de fralda, esta toalhas eram super macias e tinham capuz ;).
      Abraços

    1. nos devemos fazer um curso basico esse final de semana, pra aprender como enrolar os recem nascidos e como usar o lenço pra apoiar minha barriga que esta crescendo =) depois conto como foi! bjs!

    1. Bela colocação.Como é bom saber que nossos costumes não eram tão errados assim.Bebê recem nascido precisa se sentir seguro e protegido.Estando enroladinho com manta macia ele se sente de novo no ventre da mãe.
      Beijocas

    1. Grasielle barth
      06/07/2011 

      Enrolar o bebe na manta é mesmo uma pratica muito importante, bebê se sente mais protegido. Este site tem ajudado bastante com meu bebê!

    1. Laura
      06/07/2011 

      Nossa como é bom poder contar com seus conhecimentos, tem me ajudado, sou mãe de primeira viagem, e não tenho minha mãe para me ajudar e dar dicas, depois que comecei a enrolar meu bebe na manta, ele realmente fiou mais tranquilo, chora menos e ajudou no reflexo de moro. muito obrigada mesmo!!

    1. Carine
      06/07/2011 

      @Airam, com certeza estamos buscando muitas coisas no nosso passado e revendo nossos costumes ditos modernos (demais), como enrolar bebê na manta. Temos muito que aprender com os antigos, acho que eles não tiveram outra solução que escutar suas proprias intuições.
      Obrigada pela visita, abraços.

      @Grasielle, obrigada pelo comentario, que legal que você tem achado soluções para bebê aqui no site. Abraços

      @Laura, verdade que uma mãe por perto faz falta. Eu tb não tenho a minha por perto. Sim bebê com os braços dentro do pano permitem menos stress na hora do “susto” que o reflexo de Moro provoca. Obrigada pela visita. Abraços

    1. Maria
      08/07/2011 

      Se bem me lembro os bebes eram enrolados até os tres meses.Eles sentavam no braço e não caiam, porque a faixa que era enrolada em seu umbigo o deixava seguro.Enrolei faixas em meus filhos, até a total cicatrização do Umbigo. beijo

    1. Albert
      14/08/2011 

      Excelente video sobre como acalmar os bebês! Por mais de uma vez chegaram mães e pais na madrugada da emergencia medica para que eu desse uma olhada se estava tudo bem com seus filhos, pois não paravam de chorar! Aprendi com o video o sistema de wrapping e espero poder ensinar algumas mães quando tenha oportunidade.
      Obrigado ao carrego-no-pano pelo ‘sharing’ do video!
      Dr Albert

    1. airam
      20/08/2011 

      Belíssimo comentário Dr Albert.É de profissionais como vocês que as mamães com duvidas necessitam.