Perguntas frequentes
Antes de você ler este questionário, gostaria que soubesse que estas dúvidas são, claro, para ajudar, mas o mais importante é de se sentir primeiro. Escute sempre sua intuiçao e a do seu bebê na hora de se iniciar ou usar o carregador e o resto é só benefício.
- Posso carregar bebê no porta-bebê desde seu nascimento ?
- Claro que sim. No pano porta-bebê desde os primeiros dias, assim como no sling, bebê terá a posição ideal: cócoras . Atenção! Para os portas-bebê preformados, tipo porta-bebê chinês, comece carregar somente à partir de 3 ou 4 meses. Nestes últimos, evite deixar bebê por muito tempo, mesmo na posição fisiológica. Estes portas-bebê são perfeitos para bebês que já sabem se sentar.
- Eu tenho medo de instalar bebê, ele pode cair do pano ou do sling ?
- Ter medo de instalar o bebê em um porta-bebê, e principalmente nas costas, é falta de conhecimento e convívio com esta técnica. Confiar em você mesma e na sua capacidade é muito importante, e isso você tem, acredite! Escolha um momento tranquilo para se inciar. Sempre posicionar bebê coladinho contra você, SEMPRE segurar bebê pela base(pela bundinha), amarrar certo (apertadinho) e os acidentes não acontecem. Nunca deixe seu bebê solto ou mal amarrado !
- Quando carrego bebê no porta-bebê eu posso criar “maus hábitos” ?
- Não, pelo contrário, ele ficará mais satisfeito e feliz. Não existe “maus hábitos”, desde bebezinho até criança grande a dependência é praticamente total e necessária, ver um filho independente cedo demais é ultrapassar etapas que serão reivindicadas mais cedo ou mais tarde pela criança (sobretudo na adolescência).
- Vou ter dores nas costas ?
- Normalmente não. Principalemente se você começar a carregar o bebê desde cedo, suas costas irão “crescer” junto, quero dizer vão se reforçar aos poucos com o peso do bebê que aumenta. Se a instalação estiver correta, não causa dores. Fisioterapeutas e osteupatas recomendam carregar bebê em um porta-bebê fisio para se proteger de dores.
- Tenho problema crónico de coluna, ex. escoliose, posso carregar ?
- Os osteopatas recomendam carregar o bebê no porta-bebê neste caso, de preferência não assimétrico, tipo sling. Prefira o pano porta-bebê e o porta-bebê preformado. Em caso dores fortes e ciáticas, consultar um profissional, e claro se houver outras dúvidas sobre suas costas.
- Posso carregar grávida ?
- Sim, o bebê precisa ser carregado alto, na altura dos beijinhos no quadril e nos últimos meses de gestação carregue a criança nas costas e faça a amarração acima dos seios. Se tiver dúvidas pergunte ao seu médico ou à um fisioterapeuta.
- Outra pessoas, à não ser nós mães e pais, podem carregar meu bebê ?
- Sim. Quanto mais bebê for carregado melhor para ele. Exemplo, se ele for cuidado pelos avós, tias, babysitter, ou se estiver em uma creche, ele se sentira menos “perdido” e quando voltar aos seus braços ficara mais disposto e menos necessitado de desabafar (chorando) do tempo que ficou longe de você. Ser carregado é caloroso e seguro, mas também não podemos forçar uma criança à ficar em braços que ela não queria.
- O meu bebê chora no carregador ?
- Geralmente os bebês não choram nos carregadores, a não ser que ele esteja doente ou mal posicionado. Talvez não seja a hora de estar no porta-bebê ou você esteja tensa, escutar a necessidade do momento é muito importante. Em que estado você mesma se encontra? Como você ou bebê estão se sentindo? Como eu me sentiria no lugar do bebê?… são perguntas à se fazer. Se o bebê já tiver alguns meses, no começo pode parecer difícil e longo à instalar, neste caso escolher um momento que o bebê e você estejam calmos para se iniciaram. A sensação de estar embrulhado, no começo, para o bebê já grandinho pode parecer estranho. O bebê também precisa muito ser carregado nos braços.
- Meu bebê chora quando eu o tiro do carregador ?
- Talvez ele esteja dizendo que não obteve sua dose cotidiana de contato ou esteja passando uma mensagem. Uma mensagem deve ser escutada com atenção e carinho, pode ser medo de ser abandonado, medo de ficar sozinho, ligado à um trauma, etc.
- Quanto tempo por dia bebê pode ficar no carregador ?
- Não tem limite de horas, na África e no Oriente os bebês são carregados praticamente o dia todo. Desde que bebê esteja bem instalado fisiologicamente ( de cócoras) o limite é você quem vai decidir.
- Meu bebê dorme com a cabeça enfiada dentro do pano, ele pode respirar ?
- Sim, geralmente os tecidos são respiráveis, senão faça sempre um teste em você mesma para ter certeza. Importante! Cubra a cabeça do bebê no mínino até a metade, verifique se o bebê esta posicionado fisiologicamente e que você possa passar dois dedos entre o queixo e o peito do bebê. Os bebês adoram ter um pano ou um ursinho perto do rosto para dormir.
- Se o bebê dormir, ele pode ficar dormindo sentado no carregador ?
- Sim, desde que sua posição fisiológica seja respeitada e que sua cabeça esteja apoiada. Ver posição fisiológica aqui. Não deixar a cabeça do bebê coberta pelo porta-bebê quando acordado.
- Onde posso aprender à carregar fisiologicamente ?
- Procure animadores ou associations na sua cidade ou nas websites, onde fornecessem muitos endereços. Se não existe nada perto de você, aqui você encontrara as principais recomendações para carregar seu anjinho de maneira respeituosa e carinhosa.
- A perninha do bebê ficou com marcas vermelhas ?
- Pode ser que bebê foi mal instalado e muito apertado ou o tecido não é adaptado para um porta-bebê. Uma marca leve, como as das meias, não é prejudicial. Se continuar vermelho consultar um médico.
Últimos comentários