Mães Internacionais homenageando o dia internacional das mulheres

“Homenageio as minhas queridas francesas”

Primeiramente quero felicitar todas as mulheres que estejam lendo este post neste dia simbolicamente dedicado à você, na verdade prefiro felicitar o dia da mulher realmente 365 dias do ano, pois estes são bem merecidos! (Eu ainda acho que esta data simbólica significa a falta de valorização da mulher, bom isto não é o objetivo hoje, reivindicar valores.)

Quero também falar das mulheres que me rodeiam de uma forma ou de outra, que me ajudam, que me inspiram e que me fazem avançar no caminho “afrancesado” que escolhi. Vou falar das minhas vizinhas, das minhas amigas e claro da minha “belle-famille”.Literalmente a família do esposo ou da esposa é chamada de bela-familia, é lindo não é?!  Para mim uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida, foi encontrá-las e poder fazer parte de suas vidas. Gostaria de deixar de lado os clichês da “la francesa” como vemos por ai e que nem sempre são verdades ou que muitas vezes são super exagerados, meu testemunho é pessoal e faz parte do meu cotidiano.

 

As mulheres da minha “belle-famille” me acolheram de braços abertos e foram grande parte responsáveis pelo meu enraizamento aqui. Foi muito agradável e fácil se instalar neste contexto caloroso. Não mediram esforços para se comunicar, como falar horas pausadamente para eu entender melhor, me aceitaram entre elas apesar das barreiras culturais entre nos me ensinando os “códigos” do cotidiano sem medir esforços.

 

Não posso deixar de comentar que sou admiradora da longevidade admirável de algumas  mulheres francesas que estão firmes e fortes presentes entre família e amigos, falo das que têm mais de 80 e menos de 100 anos, pessoalmente conheço  umas 10 sagradas figuras. Me impressiono com a capacidade com a qual elas seguem em frente muitas não mais com seus maridos, muitas se divertindo com hortas e netos, muitas doentes, e muitas ainda com maridos cuidadosos que ajudam cotidianamente apaziguar sofrimentos e as dificuldades cotidianas da velhice. Sem contar com todos estes anos de guerras, crises, presenciando o abismo entre gerações que estas feras vivem e já viveram. Uma honra,  uma lição de vida muito linda , uma inspiração tê-las por perto.

 

As amigas e vizinhas francesas entraram na minha vida pouco a pouco e se instalaram para sempre. (Tivemos muitas vizinhas,
mudamos varias vezes de casa.) Sempre seguraram a barra quando eu me sentia isolada e sozinha, longe do meu pais. Entre boas conversas, dicas, livros e risadas: me incentivaram à consumir de outra maneira, me guiaram para que  eu tenha filhos em casa, que a amamentação não acaba basta querer (funcionou muito bem), a contemplar as montanhas e principalmente me ajudaram a ver o frio como um amigo e não como um incomodo. Poderia falar mais, mas não quero ser exaustiva porque é pessoal. Eu quero
dizer que através destes anos de encontros entre mulheres aprendi que ser mulher é lindo onde quer que você esteja e que toda mulher tem o seu merecido lugar para fazer avançar nossa espécie neste planeta. Tudo tudo tudo isto vivendo junto com nossos amados homens. Beijos sabor queijo para todas:)))!!!

Curiosidades

Datas que marcaram a vida das mulheres francesas.

  • 1790 a mulher começa a ter direito à herança como o homem.
  • 1909  inicio da licença maternidade de 8 semanas.
  • 1924 O ensino secundário é o mesmo para as meninas que para meninos.
  • 1941 O divórcio é proibido durante os três primeiros anos de casamento, então também, exceto em casos de
    agressões graves e repetidas.
  • 1965  somente a partir desta data a mulher tem direito de gerar bens em comum sem autorização do marido e também à partir
    desta data a mulher tem direito de exercer uma profissão.
  • Lei de 1971 determinando a igualdade de remuneração entre homens e mulheres para trabalho igual.  (mas não é aplicado até hoje na maioria das vezes)
  • 1975 Liberalização do divórcio.
  • Lei 1992 penalização a violência doméstica, e legislação contra o assédio sexual no trabalho.

Veja aqui outros posts sobre o mesmo assunto no SITE QUE INAUGURA HOJE  mães internacionais ou nos links abaixo :

Angola – Menina de Angola http://meninadeangola.blogspot.com/

Argentina – Carol http://carolesuasbabybobeiras.blogspot.com
Argentina – Neda http://www.casinhadesape.blogspot.com/
Australia – Livia http://viagensdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com/
Canada – Simone www.ocanadamequer.blogspot.com/

Canada -Fernanda http://fatio.org/

França- Luciene http://www.ciadasmamaes.blogspot.com/

Holanda – Ingrid http://www.familyaround.blogspot.com/
Indonésia – Maria Clara http://meumeninotigre.blogspot.com/
Inglaterra – Carol P: http://motherlovedatabase.blogspot.com/
Inglaterra – Claudia: http://filhos-bilingues.blogspot.com/
Irlanda – Nivea: http://www.niveasorensen.com/
Irlanda – Karine : http://www.kaentrenos.net/
Itália – Daniela: http://mamaesnaitalia.com/
Itália – Joice: http://www.avidadagravida.blogspot.com/

Comentários resgatados

    1. Muito bonito o seu post! Parabéns!

    1. Carine, parabéns a você tb.
      Um beijo grande,
      N.

    1. Que lindo seu post,que bom que a “belle famille”, leva a sério aquela coisa de “quando um filho casa, ganha-se uma filha” e te “adotou”, apesar dos meus “in laws” serem grudentinhos e palpiteiros, me tratam como filha e tb fazem de tudo pra que eu me adapte me sinta bem vinda! =)
      Seu blog ja tá lista, qto ao erro no comentario, nao tenho a minima ideia doque seja, sou meio lesa com essa coisa de configuracao, vou ver depois!

      Beijocas

    1. Claudia
      09/03/2011 

      Lindo o seu post, Carine. Bjs.

    1. Carine
      10/03/2011 

      Obrigada pelos comentarios e pela visita!
      Estou adorando participar de mães internacionais!!!

    1. Carine
      Que sorte encontrar mulheres que nos acrescentam pelo caminho, né?! Me identifico totalmente em relação ao aprendizado de contemplar as montanhas e ver o frio como aliado, aprendi com as mulheres daqui que não preciso ficar hibernando todo inverno pq é frio e tenho uma filhotinha, elas me falam que esse frio não é nada comparado com a temperatura que presenciam os bebes siberianos! Relatividades! E a belle famillie é bellissimo!!! Beijos e Feliz Dia!!!

    1. Caroline
      12/03/2011 

      Jolie Carine,
      Merci à toi d’avoir été une voisine formidable, mais surtout d’être devenue au fil des années une amie extraordinaire sur laquelle on peut compter. L’amie française que je suis est fière d’avoir un jour croisé le chemin de la douce et jolie brésilienne que tu es ! Bisous !!!

    1. Oi Carine,
      cheguei aqui pelo blog Mães Internacionais. Adorei o seu post.
      beijos
      Chris
      http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    1. […] França, Carine: Carrego no Pano […]

  1. Carine
    13/03/2011 

    Caro, je suis très contente que tu est venu me visiter! merci!!! ton msg est réciproque et tu me manque, gros bisous ma belle:))!!!