posicao-fisiologica

  • A posição cócoras deve ser respeitada em todos as idades, esta posição é fisiológica e natural para o bebê. Joelhos flexionados (acima do bumbum), bacia voltada para dentro e coluna arredondada para os bebês pequenos e grandes. Assento profundo como em uma rede, e bebê agarrado ao portador.
  • Bebê não pode ficar “frouxo” no carregador e nem muito apertado. O tecido deve estar bem esticado dobra por dobra, uma vez bem esticado manter a tensão e fazer o nó sem deixar lassear.
  • Em função do tipo da amarração, as bainhas do pano não podem ficar amontoadas ou enroladas, mas sim paralelas com efeito sanfona. Será mais confortável para o bebê e para quem carrega e o peso do bebê é distribuido melhor.
  • O tecido terá que cobrir todo o bumbum, as coxas e  até atrás dos dois joelhos, esta posição permitirá um assento profundo e repousante para o bebê. Isto evita de “decapsular” o tecido do bumbum.
  • Bebê deve ser carrego nem muito baixo nem muito alto, para conhecer a boa altura é só  abaixar a cabeça ligeiramente e dar um beijinho no bebê. Se o beijinho chegou sem esforço é a boa altura.
  • O tecido deve ser de qualidade, macio, resistente e transpirável. Evite tecidos sintéticos (exceto os portas-bebês para água), prefira sempre tecidos naturais e com tinturas não tóxicas, tipo certificação OKEO-tex. Se o tecido marcar a perninha do bebê duas coisas ou o bebê esta mal posicionado ou o tecido não é apropriado. E se houver marcas vermelhas, como as marcas da meia, é normal e sem prejudício ao bebê.
  • Para os bebês que ainda não seguram a cabeça deixar sempre o pano cobrir os ombros até a nuca, como a altura de uma camiseta gola alta.
  • A altura do bebê nas costas de quem carrega deve ser posicionada em função do tamanho do bebê, menos de seis meses a cabeça do bebê fica na altura do ombro, bebê pode descansar melhor sua cabeça nesta altura, acima de seis meses, quando o bebê já segura a cabeça, posicionar bebê na altura da sua nuca, altura suficiente para que ele possa ver sob seus ombros.
sling pareo